sábado, 17 de setembro de 2011

Caminhando no Espírito! Continuação.

III.Pessoa Carnal“Ainda sois carnais.
Pois havendo entre vós inveja e contendas, não sois carnais, e não andais segundo os homens?”
(1ª Coríntios 3:3)

O que acontece com um cristão que é uma pessoa carnal?
1.EspíritoO espírito foi vivificado, pela presença do Espírito Santo, que passou a viver em seu corpo, quando ela aceitou a salvação oferecida por Jesus Cristo na cruz do calvário.
Tem vida eterna em Cristo.
Foi declarada justa por Deus.

2.AlmaA alma ou psique, não é dirigida pelo Espírito Santo, mas sim por sua Carne.
Apesar do cristão carnal ter a liberdade para vencer a carne e seguir a direção do Espírito Santo, ela segue os impulsos da carne.

Resultado:MenteSua mente apresenta pensamentos carnais.
Há um conflito entre dois pensamentos.

“O que faço não o entendo.
Pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço, isso faço.
E, se faço o que não quero, consinto com a lei que é boa.
De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum.
Com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço.
Ora, se eu faço o que não quero, já não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.
Pois segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus, mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
Miserável homem que eu sou!
Quem me livrará do corpo desta morte?
Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor.
De sorte que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.”
(Romanos 7:15-8:1)

EmoçõesA pessoa carnal apresenta emoções instáveis.
Em um momento está cheia de vontade de seguir e servir a Deus, em outro momento, deseja os prazeres mundanos.
Quando está sendo guiado pela carne, apresenta os sentimentos de dúvida, incerteza, culpa, depressão, frustração, ansiedades, preocupações.... comuns ao homem natural.
Quando está sendo guiado pelo Espírito Santo apresenta os sentimentos de paz, amor, gozo, bom ânimo, domínio próprio...
O homem carnal vive numa gangorra de sentimentos, ora nos cumes celestes, ora nos vales depressivos.

VontadeApesar de ser livre para seguir ao Espírito Santo e produzir Seus frutos, em alguns momentos de sua vida, ela segue a Carne.

3. CarneContinua influenciando a pessoa carnal.

4.CorpoO corpo da pessoa carnal é o templo de Deus em mau estado.
Apresenta as mesmas enfermidades psicossomáticas que a pessoa natural.

Quantas das seguintes características da Pessoa Carnal descrevem nossas vidas?
Inferioridade, Insegurança, Insuficiência, Culpabilidade, Preocupação, Dúvida?

Para impedirmos que tenhamos estas características da pessoa carnal, creiamos na Palavra de Deus!

Inferioridade?Somos Filhos de Deus!
“Todos vós sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.” (Gálatas 3:26)

Insegurança?
Deus nunca nos abandona!
“Seja a vossa vida sem avareza, contentando-vos com o que tendes, pois ele mesmo disse:
Não te deixarei, nem te desampararei.
Assim, com confiança, ousemos dizer:
O Senhor é o meu auxílio; não temerei.
O que me poderá fazer o homem?”
(Hebreus 13:5-6)

Insuficiência?Tudo podemos em Cristo!
“Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:13)

Culpabilidade?Temos o perdão em Cristo Jesus!
“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça.” (1ª João 1:9)

Ansiedade?Deus nos oferece paz!
“Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.”

(1ª Pedro 5:7)

Dúvida?Deus nos exorta a confiarmos nele, confiarmos em sua proteção!
“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.” Salmos 23:1

Queridos amigos cristãos, olhando para Jesus:
Vistamos a Armadura do Cristão para que o nosso Inimigo não nos impeça de alcançar a meta que Deus nos propôs:
Ser uma Pessoa Espiritual!
Caminhemos no Espírito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário