quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Caminhando no Espírito! Continuação.

A Bíblia fala de 3 tipos de Pessoas.
I. Pessoa Natural“Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, pois lhe parecem loucura, e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” (1ª Coríntios 2:14)

O Ser humano é formado, segundo a Palavra de Deus em 1ªTessalonicenses 5:23, de espírito, alma e corpo.
O que acontece no Homem Natural?
1.EspíritoEspírito ou pneuma (grego).

O Espírito está morto.
Não pode cumprir o propósito para o qual foi criado.
Sem a vida de Deus, o pecado é inevitável.

“ Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
Entre eles todos nós andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos. E éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.”
(Efésios 2:1-3).


2. CarneCarne é diferente de Corpo.

Carne é a forma aprendida de viver independente de Deus.

3. Alma
Alma ou psique (grego), é composta de mente, emoções e vontade.

A pessoa natural continua pensando, tendo sentimentos e vontade. Tem um corpo vivo. Logo, só quem pode estar morto é o espírito do Homem.
No homem natural a alma é dominada pela Carne.
Os pensamentos do homem natural sendo dominados pela carne, provocarão sentimentos pecaminosos, e como sua vontade é satisfazer seus desejos, ele apresentará as obras da carne:

“As obras da carne são conhecidas, as quais são:
prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, iras, pelejas, dissenções, facções, invejas, bebedices, orgias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos preveni, que os que cometem tais coisas, não herdarão o reino de Deus.”
(Gálatas 519-21)

4. Corpo

Corpo ou soma (grego).Como o homem natural vive independente de Deus e de Seus propósitos, ele não vive em harmonia com o plano de Deus.
Vive dominado por culpas, incertezas, dúvidas, angústias, ansiedades, estresse, frustrações, preocupações..., tudo isso faz com que a pessoa natural, caia vítima das enfermidades psicossomáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário