terça-feira, 7 de junho de 2011

Desenvolvendo a autoestima - 6° Passo

Autoestima
“Determine que algo pode e deve ser feito: então você achará o caminho para fazê- lo." - Abraham Lincoln -


“A autoestima representa o quanto eu me amo, o quanto eu me gosto e para o Dr. Gonzálo Musito Ochoa será a culminação de todo esse processo.” (Diná P.O.L.Aguiar, p.53)

“É importante diferenciar o “Eu” dentro da personalidade do indivíduo, do “conceito do eu” (autoconceito), e do construto autoestima. ...

Adler vê no sentimento de inferioridade, resultante de enfermidades orgânicas e defeitos físicos, a maior ameaça para a autoestima. (Fadiman,J. e Frager,R., pp.71-83) ...

Fromm crê que situações de isolamento social são prejudiciais para a autoestima.(E.Fromm,pp.122-128)

... A autoestima é a reputação que adquirimos com respeito a nós mesmos.



Autoestima = autoconfiança + autorrespeito.


... Autoestima, segundo o Senhor Deus é a medida do amor ao próximo:
Amarás ao próximo como a ti mesmo! (Levítico 19:18)

Quem não se aceita, não se respeita, não se ama, ... não pode amar ao próximo!

A autoestima será o clímax de todo este processo: Quanto mais respeito tivermos por nós mesmos, mais seremos capazes de amar a Deus, de nos amar e de amar o próximo. Então estaremos cumprindo a Lei de Deus!
Autoestima é uma experiência íntima, é o que penso e sinto sobre mim mesmo. Desenvolver a autoestima é procurar a felicidade.

Felicidade interior é essa satisfação consigo mesmo que nos leva a ser vitoriosos!

Há um limite entre a influência do meio ambiente ( pai, mãe, irmãos, professor, psicólogo, líder espiritual, amigos) e o livre arbítrio.
Por mais que todos nos queiram ajudar, só eu posso tomar o controle da minha vida.” (Diná P.OL.Aguair, pp. 54-55)

“Há um limite entre a ajuda que eu posso receber e o que eu tenho que FAZER! ...
Arrogância, egocentrismo, narcisismo, alcançar poder às custas dos demais, isto não é autoestima positiva, saudável. Ao contrário, quem tem elevada autoestima, tratará o próximo com dignidade, com respeito, com bondade, com empatia.” (Vitória no Sofrimento, pp.56-57)

Nenhum comentário:

Postar um comentário