quinta-feira, 2 de junho de 2011

Desenvolvendo a autoestima - 5° Passo

Autorrespeito
“A felicidade não consiste em ter o que se quer. Mas em querer o que se tem.”- Jean Paul Sartre -

O autorespeito será o resultado do caminho que seguirmos.

Se escolhermos o caminho da não aceitação ou da autoaceitação negativa, não teremos respeito próprio.
Não tentaremos um vestibular para entrar na faculdade, “porque eu não passaria”...
Não buscaremos um melhor emprego, “porque eu não seria capaz”...
Não posso ter um melhor relacionamento com pessoas de melhor nível social ou intelectual, “porque não é o meu ambiente”...
Se não aceitamos o nosso corpo o caminho será anorexia nervosa, bulimia, dietas suicidas, isolamento social ...

Se escolhermos o caminho da autoaceitação positiva, o resultado natural será o autorrespeito.
Terei respeito por minha pessoa, pois saberei que sou um filho de Deus, criado a Sua imagem e semelhança.
Consciente das minhas fraquezas trabalharei para vencê-las, procurarei ajuda se necessário.
Consciente das minhas potencialidades, me proporei metas específicas a curto, médio e longo prazo, para alcançar meus sonhos.
Não desanimarei com as dificuldades do caminho. Cada crise será uma oportunidade de crescimento.
Lutarei, enfrentarei as dificuldades.
Caminharei confiantemente seguro da vitória. ...

As pessoas são o que não querem e estão onde não gostam porque não imaginaram onde queriam estar e ser." (Vitória no Sofrimento, Diná P.O.L.Aguiar, p.52)

Nenhum comentário:

Postar um comentário