domingo, 28 de novembro de 2010

2.ANA REAGIU LEVANTANDO-SE E BUSCANDO A DEUS

“Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR.
Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.”
(I Samuel 1:9-10)

Este também foi o exemplo que nos deu Jesus no Getsêmani:

“Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.
O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente.”
(1ª Pedro 2:21,23)


Como reagimos quando esstamos sob as pressões da vida?
O que fazemos com nossos problemas demonstra a classe de pessoa que somos!

1. Reagimos com Baixa Autoestima?
Leva-nos a ter complexos?
Mas como somos Filhos do Rei Todo-Poderoso, podemos ter uma autoestima adequada!

2. Reagimos nos reprimindo?
Negando, isto é, colocando nossos problemas bem escondidos no profundo de nosso coração e fazendo como se não existisse?
Conseqüência -> Nos tornamos irritados, nervosos, reclamões, amargados, com fobias, com depressões, com enfermidades psicossomáticas... sem a plenitude do Espírito Santo!


Que fez Ana com sua tristeza?

Derramou a sua alma, seu psique, diante de Deus.
“Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. ...
E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli observou a sua boca.
Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.
E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.
Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.
Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.”
(I Samuel 1:10-16)

A solução está em meu coração, independentemente do que me fizeram.
Ana sofreu injustiças, desprezo ... e sua reação foi levar a sua tristeza e dificuldade ao Senhor e ali ela encontrou solução e Paz.

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (1ª Coríntios 10:13)

Quando já não podemos suportar o problema podemos entregar tudo nas mãos de Deus.

Deus me ama.
Deus te ama.

Muitas vezes Deus permite que passemos por momentos difíceis para ensinar-nos alguma lição que necessitamos aprender, outras vezes para que nos comprometamos com Deus, em algo que Ele deseja usar-nos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário