quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Setembro Amarelo - Desde uma Perspectiva Bíblica


Encerrando uma série de palestra sobre o tema da Prevenção do Suicídio, quero apresentar aqui uma perspectiva bíblica:

Você pode ler os artigos anteriores nos links:
# 91 - Suicídio: “Doe um minuto do seu tempo. Salve uma vida”.
# 92 - Salve Sua Vida, Salve a Vida do seu próximo. Parte 1
# 93 - Salve Sua Vida, Salve a Vida do seu próximo. Parte 2

“Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda”.   (Salmo 139.16)
O que encontramos aqui?  - Nossos dias estão determinados.

“Visto que os seus dias estão contados, contigo está o número dos seus meses; Tu ao homem puseste limites além dos quais não passará”. (Jó 14.5)
E aqui, o que encontramos? - Nossos dias estão contados, além dos quais não passará.

Sempre digo: Ninguém morre porque está doente e ninguém vive porque tem saúde!

Tomar conhecimento dessas verdades bíblicas lhe traz um grande alívio: você não vai morrer antes da hora, não precisa ter medo de nada, absolutamente nada.
Temos visto gravíssimos acidentes, inclusive de avião, e sobrevive uma pessoa, ou a pessoa que escapou foi impedida de viajar na última hora…
Temos visto pessoas enfermas há anos e médicos não compreenderem como ela ainda sobrevive.
Temos visto pessoa completamente saudável, morrer enquanto conversava tranquilamente, ou deitar para um descanso depois do almoço e não levantar.

Por outro lado, esse conhecimento traz uma grande responsabilidade, como você não sabe o número dos seus dias, como não sabe se tem muitos anos, o melhor é se cuidar para dar qualidade de vida aos seus dias.

Mas o que tudo isso tem a ver com a prevenção ao suicídio?
Se uma pessoa tenta o suicídio e não for a sua hora, ela não morre e ainda acrescenta aos seus sofrimentos, as consequências do seu atentado.
Conheci uma pessoa que colocou fogo no seu corpo, não morreu e ficou com as marcas das queimaduras.
Outra que tomou soda cáustica, não morreu e ficou com as consequências dos danos causados no seu aparelho digestivo.

Outra perspectiva bíblica importante, é pensar que ao morrer, sua vida não termina aqui.  
O que aqui fica é o seu corpo biológico, mas o seu psiquismo (alma) e o seu espírito (pneuma) continuam vivos e levam sua memória, sentimentos e vontade, foi o que Jesus nos ensinou ao contar a parábola do Rico e Lázaro:
“Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente.  
Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele; …
Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado.
No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Então, clamando, disse:  
Pai Abraão, tem misericórdia de mim!  E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho … está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para nós outros não podem, nem os de lá passar para nós.
Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna, porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem para este lugar de tormento.
Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos. …. Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos”. (Lc 16.19-31)

Creio que mesmo sendo uma parábola, o que Jesus estava contando, Ele estava transmitindo verdades.
Nessa história, podemos aprender que ao morrer mantemos:
- Nossa Memória (ele se lembrava dos 5 irmãos).
- Nossos Sentimentos ( ele sentia compaixão por seus irmãos).
- Nossa Vontade (ele queria que Lázaro fosse avisar a seus irmãos, pois não queria que eles fossem para onde ele estava).
Logo, desde uma perspectiva bíblica, o Temor a Deus, impede a pessoa de tentar o suicídio, porque ela sabe, que ao fechar os olhos aqui, ela abrirá na eternidade e os problemas continuarão, apesar de serem outros.

Concluindo, como uma perspectiva bíblica, pode ajudar na prevenção de suicídio?
  1. O conhecimento de que seus dias estão contados.
  2. Que ninguém morre antes da sua hora.
  3. Que não adianta fugir dos sofrimentos com a morte, pois na eternidade sua memória, sentimentos e vontade estarão preservados.

Club Mindset do Relacionamento é um programa online onde você pode construir seu Mindset, sua Auto Estima e seu Relacionamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário